QUEM É O PAI DA MENTIRA ?.. em São Gonçalo

São Gonçalo > Cursos - Aulas > Outras aulas > QUEM É O PAI DA MENTIRA

Cidade escolhida:
São Gonçalo, Rio de Janeiro
Navegaçao:

QUEM É O PAI DA MENTIRA ?..... Ver outras aulas

21 Jan 2008

Quem é o pai da mentira?..
Introdução:
O espelho não mente. Quando se olha no espelho vê-se o que está à sua frente, sem retoques. Ao olharmos no espelho vemos a nossa própria imagem, como somos na realidade e, assim como o espelho deveríamos ser, como cristãos, autênticos e verdadeiros.
A mentira é considerada um traço social nas culturas ocidentais. Porém, quando vemos que mentir é engano, fraude e falsidade”. Vemos uma firmação contrária à verdade a fim de induzir a erro; qualquer coisa feita na intenção de enganar ou de transmitir falsa impressão; pensamento, opinião ou juízo falso; aquilo que é enganador, que ilude, que se aproxima da verdade ou é real apenas na aparência”.
No entanto vemos que a mentira é engano ou falsidade. É transmitir de modo ativo e intencional uma falsidade.
Em suma, a mentira é sempre mentira, não importando a intenção do mentiroso. Por isso, vamos estudar sobre esse assunto que, infelizmente, tem sido comum também dentro da igreja, mas que tem destroçado a vida de muitos cristãos.Vejamos o que nos diz Deus a respeito deste assunto.1. A prática da mentira antes da conversão:O mundo mente por que precisa enfeitar com falsidades a realidade infernal na qual se encontra. Sabemos que a mentira é um recurso amplamente usado pelos não salvos, pelo mundo, para inclusive justificar suas “verdades”.
A psicologia admite a prática da mentira na infância, mas alerta para o fato de que a prática da mentira pode ser sintoma de insegurança, de necessidade de auto-afirmação e de aceitação num grupo, de um certo grau de esquizofrenia (dupla personalidade) e de um grave desvio de caráter.
Ou seja, conforme a psicologia, a mentira pode ser três coisas, um desajuste emocional, uma patologia psíquica ou um traço do mau-caratismo mesmo.Vejamos no Texto Sagrado, porquê as pessoas mentem:
a) Gênesis 3:1-24
1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?
10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.
11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.
13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.
20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.
21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.
22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.
24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.
Desde o início a humanidade caiu no engodo, na mentira, de satanás, aceitando a influência do diabo.
b) Atos 5.1-5
1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?
4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.
Há uma excitação por parte do diabo na vida das pessoas, para que elas mintam.
c) João 8.43-45
43 Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra.
44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
45 Mas porque eu digo a verdade, não me credes.– A origem da mentira é no coração, digamos assim, de satanás. A mentira é filha do diabo.d) Salmo 58.3
3 Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.
Os ímpios, ou seja, aqueles que não obedecem a Deus, são dados a mentira desde a infância.
e) 1 João 5.19
19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
O mundo está morto no maligno, no diabo, e, por isso, a mentira é aceita com naturalidade e tida como um traço sociológico (todo mundo mente).
f) Efésios 2.1-3
1Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,
3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
Quem anda segundo o curso do mundo, praticando a mentira, anda, na verdade, segundo o príncipe das potestades, que é o diabo.
Considerando estes textos e seus correlatos, verificamos que antes da conversão mentíamos porquê éramos ímpios, andando segundo o curso do mundo que está
morto e sepultado no diabo, que exerce influência sobre a humanidade e excita o coração do homem sem Cristo para a prática da mentira.
Vejamos em seguida um outro aspecto desse tema tão sério, a mentira, que deve ser uma preocupação particular de todo salvo.
2. A prática da mentira depois da conversão:
Em Levítico 19.2
19 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
lemos o seguinte: “Sejam santos, porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo” . Se cremos na Palavra de Deus e somos servos de Deus, porquê então os salvos, mentem? Será que não somos salvos? Ou, se somos, será que não somos santos?
Talvez nunca encontremos respostas para essas perguntas, mas vejamos na Bíblia Sagrada o que Deus tem a nos dizer sobre essa questão:
a) Levítico 19.11
11 Não furtareis; não enganareis, nem mentireis uns aos outros;
E Colossenses 3.5-11
5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6 pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas;
8 mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca;
9 não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos,
10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.
A mentira é proibida por Deus para os seus filhos.
Cada vez que mentimos afrontamos o caráter santo do nosso Deus. b) Provérbios 6.16-19
16 Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina:
17 olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente;
18 coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal;
19 testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
A mentira é odiosa a Deus.
c) Isaías 59.1-3
1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade.
A mentira é um obstáculo para as nossas orações. Deus não nos ouve se permitimos que a mentira permaneça em nossos lábios.d) Provérbios 12.22
22 Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.
A mentira é abominável ao Senhor.
e) Efésios 4.25
25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
A mentira deve ser abandonada, desprezada, pelos salvos.
f) Romanos 1.24-25
24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
A mentira gera abandono em relação a Deus e, por isso, a nossa depravação.
g) Provérbios 25-18
18 Malho, e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo.
E Provérbios 26.18-19
18 Como o louco que atira tições, flechas, e morte,
19 assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.
A mentira é uma arma pontiaguda que destrói relacionamentos comunitários e interpessoais e que não deve ser usada nem de brincadeira. A orientação bíblica é para não mentirmos nunca, nem de brincadeira.
A Palavra de Deus deixa bem claro que a mentira não nos cabe, como salvos. Porém, devemos ainda ressaltar os textos sobre a condenação de Deus para o mentiroso, a fim de reforçar em nossas mentes e corações o fato de que devemos evitar, abandonar, rejeitar, combater e jamais praticar a mentira. Vejamos esses textos:
h) Salmo 63.11
11 Mas o rei se regozijará em Deus; todo o que por ele jura se gloriará, porque será tapada a boca aos que falam a mentira.– Os mentirosos terão a boca tapada.i) Provérbios 19.5
5 A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará.
j) Isaías 44.25
25 Que desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência.
Deus desfaz a falsidade envergonhando aos mentirosos.
k) Apocalipse 21.8
8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
E Apocalipse 22.15
15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Nestas duas listas, os mentirosos estão entre aqueles que vão para o inferno.
(Se morrerem na prática da mentira não tem salvação).
Sabedores disso, nós os santos, ou seja, todos aqueles que temos a certeza da salvação, devemos afastarmos da mentira.
l) Salmo 119.63
63 Companheiro sou de todos os que te temem, e dos que guardam os teus preceitos.
Devemos abominar a mentira, e a falsidade.
m) Sofonias 3.13
13 O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; pois serão apascentados, e se deitarão, e não haverá quem os espante.
Evitar a mentira para que sejamos guardados por Deus e apascentados por ele.
n) Salmo 40.4
4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos.
Não obedecer ao mentiroso, para sermos felizes.
o) Salmo 101.7-8
7 O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.
8 De manhã em manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniqüidade.
Rejeitar o mentiroso e a sua mentira.
p) Salmo 119.29
29 Desvia de mim o caminho da falsidade, e ensina-me benignidade a tua lei.
Orar para que sejamos livres da mentira.
q) Provérbios 30.8
8 Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário;
Ficar bem longe da mentira.
Diante desses ensinamentos da Palavra de Deus, qual seria o caminho? O que
devemos fazer? Vejamos o que O Texto Sagrado nos indica.
3. A Verdade é o Caminho de Deus para os seus filhos:
Mentir é errado por que nos afasta de Deus e da própria verdade. Deus é verdade. A oposição bíblica a toda mentira tem a sua origem no fato de que o povo de Deus deve sua vida, sua salvação e sua lealdade ao “único Deus verdadeiro”,
João 17.3
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. Por essa razão, nada melhor do que continuarmos trilhando pelo Texto Sagrado para verificarmos o Caminho de Deus para nós. Vejamos:
a) Números 23.19
19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?
E Hebreus 6.18
18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta.
Deus não mente em hipótese alguma.
b) Jeremias 10.10
10 Mas o Senhor é o verdadeiro Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno, ao seu furor estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.
Deus é o verdadeiro Deus.
c) Deuteronômio 32.3-4
3 Porque proclamarei o nome do Senhor; engrandecei o nosso Deus.
4 Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.
Deus é um Deus de verdade.
d) Zacarias 8.16-17
16 Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas;
17 e nenhum de vós intente no seu coração o mal contra o seu próximo; nem ame o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu aborreço, diz o senhor.
Deus exige o falar a verdade como prática de vida santificada e santificadora
e) João 14.6
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 1.14
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
João 8.45
45 Mas porque eu digo a verdade, não me credes.
Cristo é cheio de verdade, falou a verdade e é a Verdade.
f) João 8.31-32
31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
A verdade liberta o homem do inferno e Cristo é a Verdade libertária de Deus para nós. Uma vez livres, não podemos viver como que se ainda fôssemos escravos do pecado.
Romanos 6.6
6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Romanos 16-18
18 Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes.g) João 16.13
13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
O Espírito Santo é o Espírito da verdade e nos guia para toda a Verdade de Deus. O Espírito Santo habita em nós para exercer este ministério.
h) Efésios 4.25
25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
Somos exortados a falar sempre a verdade.
i) Mateus 5.33-37
33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.
34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.
Objetividade e verdade ao falar são exigidos do salvo. (Sim, sim. Não, não. Além disso, é do diabo, disse Jesus).
j) Daniel 10.21
21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.
E João 17.17
17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
A Palavra de Deus é a verdade que nos santifica.
k) Salmo 15.3-4
3 que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta;
4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;
O salvo que fala a verdade sempre é cidadão do céu e tem a sua morada garantida lá.
(veja também o Salmo 24.3-4).
3 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.Pois bem amados, não existe alternativa. Temos um Deus verdadeiro que fala
verdades e exige que também falemos a verdade sempre.
Somos salvos por Cristo que é cheio da verdade e que não só falou a verdade como é ele mesmo a Verdade de Deus revelada para a nossa salvação.
Somos libertos do pecado por essa Verdade e recebemos a promessa de que o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, nos guiaria por toda e para toda a verdade de Deus revelada na Bíblia Sagrada e em Cristo Jesus.
Hebreus 1.1-2.
1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;Temos nas mãos a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, que é verdade absoluta e inerrante, e temos o próprio Senhor Jesus Cristo em nós, pelo Espírito Santo que em nós habita. Se lemos a Bíblia e se cremos nela como Palavra de Deus; e se nela aprendemos de Deus, seus mandamentos, estatutos e ordenanças; e ainda, se nela aprendemos sobre Jesus e se cremos nele como o nosso Salvador e Senhor, pelo Espírito Santo, que passa a ser, a partir do momento da nossa conversão, o nosso Guia, sejamos verdadeiros, falando sempre e somente a verdade.
Seja em nossas conversas, em um discurso, no cotidiano, nas coisas mais simples e nas mais importantes, e até mesmo em nossas brincadeiras, devemos sempre "falar a verdade, nada mais do que a verdade, em nome de Deus”. Conclusão: Amados irmãos e irmãs e queridos que estamos aqui neste momento, Deus sabe as mentiras que vivemos, que falamos e praticamos no passado, bem como as do presente.
Muitas vezes prejudicamos alguém com as nossas mentiras. Quem sabe um falso testemunho, uma calúnia, uma brincadeirinha de uma mentirinha para ajeitar uma situação e até para proteger alguém? Quem sabe uma mentira deliberada contra
um irmão ou irmã, ou até mesmo contra o nosso pastor? Uma acusação infundada apenas para esquentar o clima e colocar o “querido e amado” irmão em uma “saia justa”, como se diz.
Será que temos tido arrependimento sincero por causa dessas atitudes e mentiras diabólicas? Já confessamos isso a Deus, pedindo perdão, restauração e libertação disso? Já estendemos as mãos pedindo perdão à pessoa a quem ofendemos com as nossas mentiras?
Se ocultamos alguma mentira ou se protegemos um mentiroso e, por isso, outras pessoas foram prejudicadas, já nos arrependemos e pedimos perdão a Deus e a pessoa ofendida?
Minha oração é no sentido de que como filhos amados de Deus, verdadeiramente salvos em Cristo Jesus e cheios, não só do Espírito Santo, mas também do seu poder e de sua unção, bem como guiados por este mesmo Espírito, nos arrependamos e confessemos toda a mentira e todo o engano que ainda persiste em nossas vidas.Se em algum momento de nossas vidas, antes da conversão ou mesmo depois, estivemos envolvidos com mentiras, das quais ainda não nos arrependemos e, por isso, o mau causado não foi ainda reparado, carecemos de libertação. Enquanto essa amarra do diabo não for cortada em nossas vidas, não estamos aptos para uma vida cristã frutífera e nem para o testemunho.
Hoje, temos de Deus o ensinamento da Palavra e a oportunidade para confessarmos e para renunciarmos, diante de Deus, dos anjos, dos homens e dos demônios o pacto que fizemos com a mentira, firmando assim uma aliança inquebrável e eterna com a Verdade, Jesus Cristo.

Que Deus nos ajude. Amém.

Pr. Joel Dias de Oliveira-Rg.CBN-1043

Para incorporar o anúncio em um blog ou site, copie e cole o código embutido acima
Classificados Gratis en Brasil - Termos de Uso - Contato - Publicar Classificado Gratis - | Entrar |